Comportamento Verbal – Boteco Behaviorista #14

Descrição:

“Homens agem sobre o mundo, modificam-no, e, por sua vez, são modificados pelas consequências de suas ações.” (Skinner, 1957, p. 1)

É essa a frase inaugural do “Verbal Behavior”, uma das mais controversas obras de B. F. Skinner. Alvo de muitas críticas, sendo a mais popular “A review of B. F. Skinner’s Verbal Behavior”, de Noam Chomsky, as ideias do livro foram consideradas restritas e obsoletas pelos cognitivistas, que dominam considerável parte da comunidade científica norte-americana.

Apesar do silêncio de Skinner em relação às críticas a ele endereçadas, pesquisadores como Kenneth MacCorquodale e Marc Richelle se encarregaram de elaborar réplicas que esclareceram em boa parte os mal-entendidos disseminados por Chomsky. Paralelamente aos debates no campo teórico, a comunidade de analistas do comportamento fez jus ao esforço de Skinner, e tomando o “Verbal Behavior” como agenda de pesquisa, muitas descobertas foram alcançadas no campo da pesquisa básica e da pesquisa aplicada.

Mas qual é o atual “estado da arte” dos estudos sobre comportamento verbal? O que acumulamos até então, e quais os principais problemas de pesquisa (básica e aplicada) a enfrentar nas próximas décadas? E sobre a celeuma no campo teórico: foi resolvida, ou ainda há muitos impasses a serem considerados?

É sobre esses problemas que os maravilhosos integrantes do Boteco Behaviorista se debruçam nesse Domingo, dia 31, às 21h (horário de Brasília).

Participantes:

– Ana Arantes (O Divã de Einstein)
– Caio Miguel (Verbal Behavior Lab)
– César A. A. Rocha
– Felipe Epaminondas (Psicológico)
– Marcela Ortolan (Pontuando)
– Paulo Roberto Abreu (IACC)
– Peter Endemann

Baixar:

Vídeo – Parte 1 (MP4): http://www.mediafire.com/?rsig5wh4bfzty3g
Vídeo — Parte 2 (MP4): http://www.mediafire.com/?0edkjv5su2xa973
Áudio (MP3): http://www.mediafire.com/?uv0dj5kt5826cjh

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Most Popular

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2015 Flex Mag Theme. Theme by MVP Themes, powered by Wordpress.

To Top