Gamificação – Boteco Behaviorista #39

De acordo com Ysmar Vianna, autor do livro Gamification, Inc., “gamificação é usar elementos da estrutura de jogos para algo que não seja entretenimento puro, usando-os para incentivar comportamentos e resultados práticos”. Cada vez mais a aplicação dos princípios de games ganha espaço em diferentes setores (vide: http://goo.gl/p9WzNO).

Esse parece ser um campo fértil para analistas do comportamento, em diferentes sentidos. Por um lado, a lógica e os elementos tradicionais dos games podem ser usados no desenvolvimento tanto de tecnologias comportamentais, quanto de modelos e aparatos para a pesquisa básica e aplicada. 

Por outro lado, de modo inverso, o conhecimento produzido no campo da análise do comportamento talvez possa ser usado para a criação de novos tipos de games.

Para discutir isso tudo, chamamos um time de gamers behavioristas: 

– César Antonio Alves da Rocha 
– Felipe Epaminondas
– Iza Perkoski 
– Leonardo Brandão Marques 
– Marcela Ortolan
– Nicolau Chaud

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