Insight e criatividade – Boteco Behaviorista #51

Um dia você está tomando banho e pá, do nada vem uma boa ideia, ou a solução para um problema difícil. Será que elas realmente vem tão “do nada” assim? Outro dia vc encontra um novo app, vai a uma exposição ou lê um livro, e pensa: como esse cara teve a manha de fazer isso?

Chega uma hora em que todo analista do comportamento se pergunta: será que o Behaviorismo Radical é capaz de explicar coisas tão incríveis quanto o insight e a criatividade? Esta é uma pergunta antiga que tem gerado várias pesquisas na área.

Entre elas estão os estudos clássicos de Epstein, que apontam a generalização funcional e a interconexão de repertórios como fatores explicativos do insight. Por outro lado, pesquisas mais recentes indicam que outros processos podem estar envolvidos nesse fenômeno. Afinal, o que sabemos sobre criatividade e insight? Como são realizadas as pesquisas na área? E como esses achados se transpõem ao campo aplicado?

Para falar sobre o tema, recebemos dois pesquisadores da área: o Dr. Hernando Borges (PUC-GO) e o Dr. Paulo Elias Delage (UEPA). É domingo, 8 de maio, as 20h.

– Cesar Antonio Alves da Rocha
– Felipe Epaminondas
– Hernando Borges
– Marcela Ortolan
– Paulo Elias Delage

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Most Popular

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2015 Flex Mag Theme. Theme by MVP Themes, powered by Wordpress.

To Top