Psicologia nos e-sports: League of Legends – Boteco Behaviorista #49

Daí seu filho diz que vai largar a faculdade pra se tornar um jogador profissional de videogame. Se você achou isso estranho é porque está por fora da cena dos esportes eletrônicos, ou e-sports. Segundo o site “Esports Observer¹”, só no ano passado ocorreram quase 2800 campeonatos de diferentes jogos eletrônicos, distribuindo um total de aproximadamente 40 bilhões de dólares em prêmios. No Brasil, um dos games mais jogados é o League of Legends, que na final do campeonato brasileiro de 2015 lotou um estádio com 12 mil pessoas.

Os jogadores contratados pelas equipes, ou ciberatletas, costumam ter entre 17 e 25 anos e treinam diariamente por horas. Alguns deixam a casa dos pais parar morar junto com os colegas nas chamadas “gaming houses”. A rotina é exaustiva, e para isso as grandes equipes contam com uma comissão técnica de vários profissionais, inclusive um psicólogo do esporte.

Neste Boteco Behaviorista #49, receberemos o Gustavo “Melão13” Ruzza, que é psicólogo, analista e comentarista de partidas de League of Legends, além dos nossos colegas analistas do comportamento Victoria Albertazzi e Gabriel Carelli, assíduos jogadores de LoL, e Eduardo Cillo, psicólogo da Pain Gaming, equipe vencedora do Campeonato Brasileiro de 2015, que irá contar um pouco sobre os desafios do psicólogo do esporte neste novo ramo. 

¹ http://goo.gl/2iH7oO

Boteco Behaviorista #49 – Psicologia nos e-sports: League of Legends

– Cesar Rocha
– Eduardo Cillo (PaiN Gaming)
– Felipe Epaminondas
– Gabriel Careli (neulogic)
– Gustavo “Melao13” Ruzza
– Marcela Ortolan
– Victoria Albertazzi

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Most Popular

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2015 Flex Mag Theme. Theme by MVP Themes, powered by Wordpress.

To Top