Psicoterapia e realidade virtual – Boteco Behaviorista #40

Outrora tema de ficção científica, tecnologias de realidade virtual são hoje ~uma realidade~!

Por meio de holografia, som tridimensional e demais recursos capazes de produzir efeitos sinestésicos, os gadgets modernos de realidade virtual permitem experiências de imersão e interação surpreendentes. Há algum tempo pesquisadores têm explorado o potencial clínico de tal tecnologia.

No campo da psicoterapia, a realidade virtual têm sido ferramenta útil como implemento a técnicas de exposição, comuns no tratamento de fobias, por exemplo. E talvez essas experiências sejam apenas o início de uma tendência que venha para ficar: as possibilidades de criação de “mundos virtuais” têm sido maximizadas dia após dia. O escopo dessa tecnologia no contexto terapêutico poderá ir muito além do tratamento de fobias. Será a “psicoterapia do futuro” caracterizada justamente pelo emprego de tecnologias como a realidade virtual? 

Para conversar sobre o assunto, contaremos com a presença ilustre de dois pesquisadores brasileiros, pioneiros na investigação de interfaces com a análise do comportamento: Verônica Bender Haydu, da Universidade Estadual de Londrina, e João Ilo Coelho Barbosa, da Universidade Federal do Ceará.

Boteco Behaviorista #40: Psicoterapia e realidade virtual

– César Antonio Alves da Rocha
– Felipe Epaminondas
– João Ilo Barbosa 
– Liliane Ocalxuk 
– Marcela Ortolan
– Verônica Haydu

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Most Popular

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2015 Flex Mag Theme. Theme by MVP Themes, powered by Wordpress.

To Top