Variabilidade comportamental: uma dimensão operante? – Boteco Behaviorista #34

A Análise do Comportamento não raro é acusada de celebrar a estereotipia. Técnicas e tecnologias dela derivadas seriam úteis para o desenvolvimento de repertórios muito específicos, mas seriam limitadas demais para explicar ou produzir variedade, dizem os críticos. Em resposta a isso, há algumas décadas, achados oriundos da pesquisa básica contradizem essas acusações. Tais achados são baseados numa hipótese ainda hoje polêmica: a variabilidade seria uma dimensão do comportamento operante.

Um dos mais célebres estudos a testar essa hipótese explicitamente data de 1985. Em “Variability is an operant”, Suzane Page e Allen Neuringer replicaram experimentos anteriores, e manipularam novas variáveis no intuito de demonstrar que, do controle por estímulos antecedentes à sensibilidade às conseqüências, a variabilidade demonstraria as mesmas características de outras dimensões do comportamento.

Mas esse foi apenas o início de uma série de controvérsias. Os dados produzidos levaram Neuringer à hipótese de que os organismos possuiriam algo como um “gerador estocástico”, uma espécie de “fonte de variabilidade”, regulada pelo reforço, mas não criada por ele. Além disso, questões metodológicas, como os diferentes procedimentos para a produção de variabilidade (por exemplo, esquemas LAG e RDF), têm sido debatidas. A própria medida tradicional de variabilidade (U-value) tem sido questionada, e com ela a hipótese inicial: seria mesmo a variabilidade uma dimensão do comportamento?

Para enfrentar essas questões espinhosas, o Boteco Behaviorista #34 conta com um time de respeito:

– Bruno Strapasson
– César Rocha
– Felipe Epaminondas
– Lourenço Barba
– Marcela Ortolan
– Tatiana Brilhante

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Most Popular

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2015 Flex Mag Theme. Theme by MVP Themes, powered by Wordpress.

To Top